Eu prometo acordar cedo em quantos dias me for possível.
Prometo ir à academia e exercitar o corpo, que tanto clama por atividades.
Prometo colocar água nas plantas do quintal, sem falhar um dia sequer.
Prometo cozinhar mais.
Prometo lavar o carro todo o fim de semana.
Prometo estudar mais.
Prometo não rir da política nacional.
Prometo não xingar o meu irmão.
Prometo manter meu guarda-roupa e CD's organizados.
Prometo não deixar os trabalhos para a última hora.
Prometo ter mais paciência no trânsito.
Prometo abrir mão da sobremesa e ficar só com a saladinha.
Prometo não ligar para quem não liga pra mim.
Prometo não me apaixonar em final de semestre da faculdade.
Prometo, acima de tudo, não cumprir nenhuma dessas promessas, mas ser imensamente feliz nessa vida tão longa e tão curta que o Pai me deu.
Para todos aqueles que acreditam na responsabilidade de cuidar do que se ama.
Pesquisar este blog
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Sol de Natal
O que é que eu estou fazendo no computador às vésperas do Natal?!!
Bom, estou comentando no blog dos outros, estou me inspirando, estou dando um cheiro nos meus priminhos que acabaram de chegar, de explicar para minha tia-avó que eu não tenho namorado, vendo as travessas indo para a mesa, escrevendo sobre tudo isso. Eu deveria estar fazendo o quê? Meditando?
Fui na missa agora à pouco. Simples, gostosa. Cheguei em casa, o cheiro vindo do forno já tomava conta da casa. Achei que ela - a casa - estava com um jeitão tão... natalino! As luzes, a pequena árvore de Natal, o ultrapassado pinheiro, porque eu não achei uma réplica de um piquizeiro, a música ao fundo...


Papais Noéis de todo o Brasil, parem de passar calor debaixo dessas roupas e falsas barbas!! Porque até as crianças mais pequenas já os olham desconfiados! Incitar ao sonho é fundamental no universo infantil, mas por favor com mais criatividade e respeitando a inteligência dos pequenos, sim?
Eu gosto do Natal. Ponto. Acho que, apesar do dia 25 de dezembro não ser necessariamente o aniversário de Jesus, eu não me importo em comemorá-lo neste dia! Se eu não soubesse em que dia eu nasci, logo escolheria uma data e diria: "Agora, sim! Vamos comemorar a minha vida!"
Gosto tanto porque significa muito para mim. Não gosto tanto da Páscoa, apesar de ser o evento mais importante para a religião cristã, como gosto do Natal. É que por mim, mesmo se Ele não tivesse morrido, a maneira como levou sua vida já era o suficiente para ser lembrado e seguido. Só que desse modo não haveria religião. Ele não seria considerado Filho de Deus, apenas um homem bom. Como se a bondade e a humanidade andando juntas não fosse um milagre! Por tudo isso é que o nascimento do Cristo é muito mais importante para mim.
Ele veio trazer esperança. E trouxe. E me traz todas as vezes que eu preciso.
Fui hoje à tarde, no cair do dia, apreciar o pôr-do-sol no meu lugar favorito do meu bairro: o cemitério. Parece mais um grande jardim. Fui desejar boas-vindas ao garotinho de milênios atrás... Disse-lhe que o sol tem muito a ver com a sua majestade. Ele nasce todos os dias livrando o planeta das trevas. Meu Pai também. Da mesma forma que o pôr-do-sol é lindo porque já sei que ele voltará em algumas necessárias horas.
Seja bem-vindo, Sol! Brilhe forte, lindo e esperançoso! Porque é assim que eu vou te admirar.
Feliz Natal
sábado, 18 de dezembro de 2010
Momento.
Queria escrever sobre o tempo bom que tenho tido. De descobertas, de sorrisos, de confecção de boas lembranças, de gente boníssima. Mas sabe quando se sente que aquilo que está preso dentro de você ainda não está pronto para ganhar forma na vida das outras pessoas? Precisa ser cultivado, amado, pensado. De outra forma sairia como algo "regurgitado"; que deve entrar novamente, terminar de ser digerido, para aí sim ter seu momento.
POr isso é provável que o que diga aqui hoje não queira ser nada significativo. Apenas uma prévia de outros momentos em que muito faça sentido.
Me lembrei agora de dois filmes que há muito deveria ter assistido, mas não o fiz até o intervalo de tempo entre ontem e hoje, quando finalmente consegui. "Antes do amanhecer" e "Um beijo roubado". Diriam vocês que são por demais românticos e piegas? Não me atreveria nem a defendê-los de tal acusação e nem me daria o trabalho de convencer-me a concordar com a crítica.
É que, de fato, existem alguns momentos na vida em que apenas eles fazem sentido. A identificação rolando solta entre eu e as protagonistas dos filmes, isso não tenho coragem de negar! Uma, forjada nas mentes revolucionárias de maio de 1968 de seus pais, queria apenas amar e ser amada e se pergunta se, afinal, não é isso que todos procuram no fim das contas?! Talvez não amar do jeito convencional, mas ter atenção, ter carinho e cuidado de alguém, ter a necessidade de doar-se um pouquinho para outrém... A outra, decidindo partir para descobrir-se, para não correr o risco de se confundir com o outro. Como embarcar em uma jornada tão intensa sem saber quem se é? O risco seria o de, tal qual o personagem de "O cavaleiro inexistente" do Ítalo Calvino - Gurdulu - se fundir - e não apenas confundir! - mas fundir-se ao universo do outro sem a consciência de quão diferenciado você está. Quantos casais não sofrem por não saberem o quê é de quem?
(Lembra da Julia Roberts, em "Noiva em fuga"? Ela sequer sabia como gostava dos ovos!) Bem, a personagem de Norah Jones teve a sabedoria de partir. E foi feliz ao descobrir que quanto mais caminhava e conhecia as pessoas, mais gostava de quem descobria que era.
Acredito mesmo que este momento da vida seja aquele em que eu tenha que parar para pensar. Minha idéia de ir nas férias para um mosteiro ainda está de pé. Talvez eu precise disso para encarar 2011 da melhor forma possível. Quem sabe não está se aproximando o momento em que eu saiba como é que eu gosto dos ovos, de que músicas eu gosto e saber que podem ser momentâneas ou perenes, de que lugares eu gostaria de conhecer e saber que ainda há espaço para "confundir-me" com o outro. Mas só um pouquinho.
Ei! Pensando bem... Eu gosto de ovos mexidos na manteiga ou no azeite. Gosto de MPB, samba, rock e modas sertanejas bem antigas. Jazz e blues, em alguns dias e de repente o fado de Antonio Zambujo. Quero conhecer Florianópolis, Natal, Gramado, Buenos Aires, Machu Pichu, voltar ao México, explorar a Europa, entre tantos outros lugares - tantos que dá até preguiça de escrever.
Ei! Pensando bem... Acho que o momento chegou! Seja bem-vindo!
Assinar:
Postagens (Atom)