Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A cozinha



Um dia tive a felicidade de ver compartilhada uma idéia que há muito trago comigo com uma pessoa que admiro profundamente: Rubem Alves. Não, eu não o conheço pessoalmente, mas isso acontecesse um dia, seria este, então, um dia mais que especial. Seria algo memorável, numa cabeça que se esquece de tudo.

Caminhando pela casa dele (o seu site), encontrei um texto em que ele falava da culinária e da cozinha. Foi aí que ele revelou sentir algo muito próximo ao que sinto com a minha cozinha. Sentimento de quem se sente muito bem, como quando estávamos no útero materno. Mas nem toda a casa tem essa característica. Normalmente, quando temos uma casa com o nosso jeito, nos sentimos bem dentro dela de forma geral. Só que algumas partes da casa foram feitas com intuitos diferentes.

Nosso quarto, por exemplo, sempre tem o nosso jeito. Por mais que possamos ter dificuladades, damos um jeito para que quem entre nele saiba que ali não poderia dormir outra pessoa. É seu mesmo. Ele te entrega. Denuncia que você deixa as meias jogadas num canto, que você tem preguiça de arrumar o armário, que você lê constantemente, porque sua estante está toda mexida, que você acordou atrasado, pois nem sequer teve tempo de arrumar a cama... Enfim, mostra muito do que você é. O meu quarto te diz que sou desorganizada, que gosto de coisas coloridas, muitas delas penduradas pelas paredes, que gosto de ver o rosto dos meus amigos, já que tenho fotos espalhadas pelo aposento, que tenho uma memória muito preguiçosa, afinal os milhares de bilhetinhos endereçados a mim não me deixariam mentir.

Mas tem partes da casa que dizem outras coisas. A sala de estar é emblemática pra mim. Ele tem um sentido estratégico. Ela pode dizer "Venha, chegue mais perto. Sinta-se à vontade", ou "Já viu que não sou de visitas, por isso dê um jeito de ir embora rapidinho!", ou até mesmo dar uma falsa impressão de quem é você, fenêmeno que podemos flagrar quando a sala possui objetos que você sabe que não tem nada a ver com apersonalidade da pessoa, mas está na última moda de decoração de ambientes.
Enfim, a sala de estar é para estranhos. Geralmente, fica bem na frente e é a primeira parte da casa que você apresenta, pois recebe as pessoas ali.

Mas a cozinha... A cozinha é muito diferente. A cozinha tem uma aurea diferente. Cheiro diferente. Calor diferente. A minha fica lá nas fundos e é bem pequenina. Há sempre alguma fruta sobre a mesa e o cheiro denuncia quando minha mãe vai brincar de fazer arte. É lá que temos as melhores conversas da família e quase sempre se dá nos cafés da manhã. Tanto que, quando temos algo importante a fazer pela manhã, tomamos café separados, pois se estivermos juntos pode saber que a conversa é longa. E é boa!
A cozinha tem essa magia acolhedora! O calor que emana do forno te acolhe. Aqui no Mato Grosso é algo que as pessoas detestariam, afinal aqui é quente pra caramba. Ficar na cozinha às vezes é insuportável. Mas com o calorzinho normal, a gente prefere ficar lá.
E diferentemente da sala de estar, a cozinha não é para os estranhos. Ela é para os mais queridos. A cozinha tem o calor do nosso coração e ele a gente não mostra pra qualquer um e muito menos deixa entrar! Na nossa cozinha só deixamos entrar as pessoas que queremos mais perto do nosso coração...
A minha cozinha tem ainda mais uma característica que eu adoro: um atalho. Para chegar a minha cozinha você pode atravessar a casa inteira - que é o caminho feito pelos estranhos, se é que eles chegarão lá - ou então vir da varanda direto pra ela! Mas imagine se algum estranho teria a audácia de já ir utilizando o atalho! Aliás eles tem até um certo receio. Só quem é de casa é que já sabe diretinho o caminho da minha cozinha. Aliás, todos eles já sabem o caminho do meu coração.

Faça a experiência de observar mais atentamente a sua cozinha. Veja se ela é também assim na sua casa. Porque se não for, vou ficar achando que a minha cozinha é ainda mais especial! Porque só ela reflete o calorzinho do meu coração...

E se você já foi à minha casa e eu te levei à minha cozinha, ora! Espero que tenha sido muito feliz, pois eu te levei a um lugar especial para mim, e não foi apenas à cozinha...

Nenhum comentário: