Pesquisar este blog

domingo, 7 de fevereiro de 2010

... O samba! ...




O samba nunca foi lá uma paixão. Sei lá... Talvez o gosto musical, assim como muitos outros, tem um tempo, é preciso ter certa maturidade. Mas não é de se espantar que eu tenha apreciado o samba de raiz em algum momento da minha vida. É incrível como eu tenho uma "quedona" por coisas antigas! É móvel, pintura, arquitetura, música... É uma saudade desesperadora do que eu não vi, que é quase inacreditável!

Também não é desprezo pelo que é moderno. Apenas me assusto às vezes com a velocidade da vida moderna! Não é o meu ritmo, infelizmente. Vocês podem imaginar quão complicado é, em certos momentos, ter gostos como o meu. É por isso que o samba a la Demônios da Garoa me pegou de um jeito desprevenido e fatal!

Ah, o samba... É um ritmo gostoso que vai te envolvendo aos pouquinhos. Comigo aconteceu assim: fui como quem nada quer, me arriscando a estar na presença dele. E fui envolvida numa alegria sem nexo! Uma sensação de euforia que não deixava que meus pés ficassem quietos. Mesmo que você não saiba dançar, o som ritmado do cavaco com a percussão te abraça e nesse momento não se pensa, só se sente. Na verdade, a única coisa que se pode pensar é: "o que é que está acontecendo? O que é isso?"

E alcançamos a sublime compreensão de que não importa! É só se deixar levar pelas canções...

"De tanto levar flechada do seu olhar... Meu peito até parece sabe o quê? ..."

...

"Se você jurar que me tem amor, eu posso me regenerar..."

...

"Defumei o corredor, perfumei elevador pra tirar de vez o mau olhado... Seja do jeito que for, eu jro meu amor, se quiser voltar, tá perdoado..."

...

"Não posso ficar nem mais um minuto com você, sinto muito amor, mas não pode ser..."


E por aí vai...

Viva o samba, minha gente! Sem preconceitos, sem tristeza, sem amargura!

2 comentários:

Lucas Ninno disse...

Samba é igual cachaca. Na dose certa, nos dá uma noite feliz e bem dormida. É a cara do brasileiro. Uma gente que ri quando deve chorar! O samba fala tambem de coisas tristes...mas o ritmo é sempre alegre! Apesar de nao dancar nada, aprecio e pelo menos toco umas coisinhas no violao ne!

Gostei do visual do blog, espero que nao abandone-o mais, de verdade!

Unknown disse...

"Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé..."

Samba da minha terra

Compartilho dessa paixão.

Linha